Cartomancia: Como Aprender A Adivinhar O Futuro Com O Baralho de Jogo

 

Olá. Meu nome é Roger Menêzes. Eu sou cartomante, tarólogo, astrólogo, numerólogo e terapeuta holístico.

Antes de iniciar o assunto proposto por este artigo em questão (Como Aprender A Adivinhar o Futuro Com O Baralho de Jogo) que adiantar que o mesmo será dividido em cartomancia tradicional e cartomancia cigana.

Porém antes de começar a explicação sobre os mesmos, vamos a uma breve aula de história da cartomancia.

História da Cartomancia Tradicional

A origem da Cartomancia Tradicional, ou seja, se fazendo uso do Baralho de jogo ainda é um grande mistério.

Sua incerteza vem não nem tanto do fato de que suas cartas sejam antigas, mas por elas serem encontradas praticamente em todos os continentes do planeta e em quase todas as culturas.

No entanto, existe a crença de que estas lâminas surgiram pela primeira vez em plena Idade Média (Idade das Trevas). Porém, as conclusões dos pesquisadores em geral são bastante contraditórias.

Um antigo dicionário chines, datado de 1678, conta que no ano de 1120, um influente militar mostrou ao imperador Huei Song, uma espécie de jogo de sua invenção, que era constituído de 32 pedras todas esculpidas em marfim, as quais eram chamadas de Faí e que em tempos depois, foram produzidas e impressas em ossos, passando logo depois em papéis.

Mesmo possuindo o formato de pedras de dominó, a palavra Faí, em Mandarim, significava curiosamente cartas e por tal razão, a grande maioria dos estudiosos do assunto aqui em questão, conclui que foram os chineses que inventaram as cartas ou lâminas de baralho.

Em seus primórdios, as cartas de jogo ou de baralho eram todas produzidas à mão, (o que ainda é feito por alguns clãs ciganos) e apenas muito tempo depois passaram a ser impressas sob o formato de gravuras em madeira ou em papel (neste período o baralho de jogos já possuía sua versão de 52 cartas).

A prática da adivinhação do futuro através das cartas do baralho de jogo teve seu início em salões e bares como uma espécie de bizarra recreação.

A grande maioria dos cartomantes deste período possuíam intuições acima do normal ou algum tipo de paranormalidade, pois como se sabe, ainda não existiam  livros ou manuais que ensinassem essa arte esotérica.

Juntamente com o Tarô (que surgiu de forma impressa por volta do mesmo período), a cartomancia com o baralho comum ou de jogo, ainda se encontra presente em uma cultura que alguns clãs ciganos difundiram por todo o continente europeu… a cultura da adivinhação do futuro através destas cartas.

A cartomancia no Brasil sofre forte preconceito por parte da comunidade cristã, devido ao fato da mesma ser utilizada por religiosos de cultos de origem africana.

Como a grande maioria dos brasileiros são cristãos (católicos, evangélicos e Kardecistas) o serviço prestado com as cartas voltado para a adivinhação, não possui o mesmo grau de respeito e consideração que oráculos possuem como a Astrologia e a Numerologia, por exemplo.

No entanto, é sempre bom lembrar que essa arte divinatória era extremamente requisitada por poderosos reis e imperadores os quais possuíam seus conselheiros adivinhos (principalmente astrólogos) e sues cartomantes pessoais.

Sempre que estes monarcas ou nobres ouviam os conselhos da cartomancia, poe exemplo, eram vitoriosos em suas campanhas de guerra ou em qualquer empreendimento que fosse.

No entanto, se por alguma razão (geralmente capitalizada pelo ego), zombavam ou ainda não seguiam os tais conselhos e previsões oraculares eram derrotados de forma humilhante nas batalhas e/ou tinham prejuízos irreparáveis em seus negócios.

Uma das histórias mais famosas no mundo com relação e esta questão acima apresentada, diz respeito a cartomante francesa Lenormand (que além do Tarô de Etteila, também utilizava o baralho de jogo).

Esta famosa adivinhadora do futuro era amiga íntima da esposa de Napoleão Bonaparte, Josephine, e teria previsto, entre tantos acontecimentos, a ascensão e posteriormente a queda de seu marido, este um dos grandes nomes da história política da França.

História da Cartomancia Cigana

O jogo adivinhatório conhecido com cartomancia cigana pode ser dividido em: Cartomancia Cigana com o baralho de Jogo e a Cartomancia Cigana com as cartas do Petit Lenormand.

Com relação ao jogo divinatório se fazendo uso do baralho comum ou tradicional, este não é muito conhecido dos brasileiros e é constantemente confundido com o primeiro aqui citado.

Embora as duas se utilizem das cartas do baralho de jogo, possuem interpretações muito diferentes e contraditórias.

Ambas as cartomancias possibilitam acesso ao passado, presente e futuro de qualquer pessoa, além de também revelar o oculto dos fatos, a idade, a aparência e o meio social também revelam a personalidade de indivíduos, além é claro, do próprio consulente.

Certos pesquisadores (principalmente de origem tradicional esotérica) acreditam que as Cartas Ciganas tenham sido desenvolvidas a partir da reunião de inúmeras ciências ocultas ou herméticas como uma espécie de somatória de conceitos extraídos da Cabala, Numerologia, Gematria, Astrologia entre outras, mas principalmente de seus irmãos mais velhos: o Tarô e o baralho de jogo.

Outra corrente de pensamento afirma que, assim como o tarô (mais especulações!), este baralho foi criado para fins lúdicos (jogos de azar) sem a menor intenção de que o mesmo fosse, um dia, utilizado como um oráculo ou como complemento em algum sistema de magia.

Alguns acreditam que sua origem é, portanto, alemã ou gadjô e não cigana.

No entanto, quando se falam de histórias ou lendas envolvendo este fascinante e misterioso baralho, as duas chamam a atenção pela sua atmosfera romântica.

A primeira e mais famosa de todas, diz respeito à cartomante francesa Marie Anne Adelaide Lenormand que nasceu em Alençon, França, região de Orne, em 27 de maio de 1772, onde a mesma, ao passar por uma das ruas de Paris, se deparou com uma cigana que estava lendo a sorte de uma consulente com um baralho próprio e bastante peculiar, o qual trazia em si figuras características daquele povo.

Ela então, pede autorização ao clã e com sua permissão passa a fazer adaptações daquelas imagens à realidade da sociedade francesa de sua época e posteriormente o mesmo é divulgado após a sua morte.

A segunda, relata a história do pesquisador Juan Garcia Chavez que, em uma viagem à Hungria, ao entrar em uma livraria, à procura de um livro qualquer, encontra sobre o balcão do estabelecimento um rascunho de um livro escrito por um professor chamado Jean Pierre, cujo título era O Único e Verdadeiro Livro do Tarô Cigano.

Seu interesse foi imediato. Após comprá-lo, mandou fazer 5 mil exemplares de início. Foi um grande sucesso.

Pouco tempo depois teve graves problemas de saúde e faleceu, mas não antes de receber a revelação de uma misteriosa cigana em seu leito de morte de que ele, tinha sido Juan Pierre e sua vida passada e ao encarnar naquele novo corpo, veio apenas com uma missão, que era de publicar o tal livro sobre as Cartas Ciganas.

Lenormand

Marie Anne Adelaide Lenormand nasceu na cidade de Alençon (França), na região de Orne, em 27 de maio de 1772.

Sem sombra de dúvidas, uma das maiores cartomantes da história. Ela foi também, quiromante, estudiosa de Astrologia, Cabala, Tarot, Numerologia, Onomancia, Alquimia e de demais assuntos de natureza ocultista/esotérica.

Apesar de ter nascido em uma família extremamente religiosa, tal fato não a impediu de aos seus 14 anos de idade, iniciar sua extraordinária trajetória como leitora do futuro através das cartas, fazendo na época uso do famoso baralho de Etteila, bem como das linhas das mãos de seus ilustres consulentes.

Posteriormente, impressionou a muitos quando esteve na Abadia Real das Monjas Beneditinas, ao prever a transferência, da Abadessa, por outra senhora, vinda da região de Pieardie um ano antes de o fato ocorrer.

Em meio à famosa Revolução Francesa, abriu, aos 25 anos de idade, seu salão de atendimentos onde adivinhou o futuro de uma clientela seleta e numerosa.

Neste período de sua vida, fora condenada várias vezes a prisão ao ser acusada da prática de bruxaria onde, em um de seus confinamentos, faria uma vantajosa amizade duradoura com Josephine de Beauharnais, futura esposa de Napoleão Bonaparte que, além de se tornar sua conselheira de confiança, previu a ascenção de seu futuro marido como imperador, assim como também a queda do mesmo.

Madame Lenormand conquistou uma considerável fortuna em imóveis, dinheiro e pinturas.

Ensinou sua arte adivinhatória a um pequeno grupo seleto de alunos.

Graças a sua fama de mulher sábia e aos seus poderes psíquicos, frequentou a alta sociedade de Paris.

Também publicou livros sobre suas memórias, anjos e oráculos, mas não obteve significativo reconhecimento com eles como teve com sua habilidade de leitora da sorte na cartomancia.

Faleceu em 25 de junho de 1843 e foi sepultada no Cemitério Père Lachaise em Paris.

No Brasil, suas lâminas são conhecidas por cartas ciganas e é, de longe, ao lado das cartas do tarô, um dos oráculos mais utilizados no país por espiritualistas, místicos, esotéricos e ocultistas.

Como Aprender A Adivinhar o Futuro Com As Cartas do Baralho de Jogo

Finalmente revelarei com base em minha experiencia profissional e meus estudos avançados como aprender a adivinhar o futuro com as cartas do baralho comum.

De bônus ainda darei dicas de como se tornar um cartomante profissional.

Bom, sem mais delongas, vamos aos 10 passos necessários para o aprendizado da arte de adivinhar o futuro através das cartas:

  1. Comprar livros referência com relação ao assunto. Sem nenhum exagero, se o pretendente a cartomante comprar 10 livros sobre esta disciplina adivinhatória, ele terá uma base confiável de consulta quando estiver dando os primeiros passos na leitura de cartas. Deve também estar ciente de que, basicamente, a cartomancia se divide em (3) três tipos de cartas ou baralhos que são: O BARALHO COMUM (de jogo profano), O BARALHO CIGANO (Petit Lenormand) e AS CARTAS, BARALHO OU LÂMINAS DO TARÔ (Tarot). Suas interpretações no geral são bastante diferentes e de natureza adivinhatória peculiar.
  2. Fazer no mínimo um curso de natureza presencial ou online. O ideal seria se inscrever e cursar vários e com os mais variados professores e profissionais da área, além da experiência de aprender via internet e presencial se possível e estiver dentro da realidade do aspirante à cartomancia. No entanto, ao avançar de seus estudos, o aspirante a cartomante, deve com o tempo, se fixar em apenas (1) um único professor, escolhendo aquele com quem mais se identifica.
  3. Escolher o baralho ou as cartas que melhor se encaixam dentro da sua realidade como aluno/aprendiz e não para satisfazer o próprio prazer visual ou por simplesmente o gosto do estudante, pois dependendo do tipo de cartomancia que será escolhido pelo mesmo, existem aqueles que são, incondicionalmente, indicados para esta fase inicial do aprendizado oracular com as cartas.
  4. Após a leitura dos principais livros do mercado (cuja compra pode ser orientado por profissionais da área), da escolhas das cartas ou baralho e dos cursos online ou presenciais (preferir aqueles que disponibilizam certificados de conclusão) o cartomante aprendiz deve iniciar as sua atividades e treino adivinhatório com as laminas usando a si mesmo como “cobaia” ou primeiro consulente.
  5. Somente após um período de longo prazo (no mínimo 1 (um) ano de treino adivinhatório com sua própria pessoa em média) é que o cartomante iniciante estará apto a fazer consultas com terceiros. A ordem ideal: parentes, amigos, amigos dos amigos e a partir daí para o mundo (estamos na era digital).
  6. O próximo passo é decidir como irá trabalhar por conta própria. Há basicamente duas formas de ser feito tal empreitada. A primeira é como autônomo, registrando-se como tal em uma regional da  Prefeitura de sua cidade ou município. A segunda forma seria como empresário. Para tal empreitada é aconselhado antes de escolher o tipo de empresa esotérica que se irá abrir recorrer à uma consulta junto ao SEBRAE antes.
  7. O passo seguinte é definir como serão feitas as consultas de cartomancia após o registro legal como cartomante. Os atendimentos serão diários? Em quais horários? De forma presencial, online ou ambas? O atendimento presencial será na própria residência ou em outro local? O mesmo sendo operado de forma online será realizado por qual meio? E-mail? Skype?
  8. O oitavo passo para se tornar um cartomante profissional ou um empresário do setor esotérico que trabalha nesta área é decidir em qual ou quais  plataformas digitais ele irá atuar com base no uso de um site. A plataforma é de terceiros ou o profissional terá a sua própria?
  9. Nono: é imprescindível para o novo cartomante que se aventura a dar seus primeiros passos no mercado esotérico da leitura de cartas que o mesmo faça um curso de marketing digital. É praticamente impossível nos dias de hoje se aventurar em uma competição online com outras empresas, seja do ramo ou setor que for, sem a base de conhecimento dada por este tipo de curso.
  10. O décimo passo é sempre estudar, se reciclar e praticar. Mesmo que o cartomante seja ou tenha se tornado com o tempo em um empresário e assim tenha sob seu comando uma equipe de profissionais autônomos trabalhando para ele em sua empresa, o mesmo não deve se descuidar com relação aos novos conteúdos que surgirão no mercado.

Abaixo disponibilizo um vídeo de meu canal no YouTube A CASA DO ORÁCULO no qual mostro o CURSO BÁSICO DE CARTOMANCIA e o CURSO COMPLETO DE BARALHO CIGANO ambos de minha autoria. Bons estudos.

 

VÍDEOS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *